Nobel da ciência dá um impulso à Homeopatia

O Prêmio Nobel que descobriu a ligação entre o HIV e SIDA sugeriu que poderia haver uma base científica sólida para a homeopatia.

O Virologista e médico francês Luc Montagnier atordoou os seus colegas numa prestigiosa conferência internacional quando apresentou um novo método para deteção de infeções virais usando os princípios básicos da homeopatia.

Os colegas vencedores de Prêmios Nobeis que olham para a homeopatia com ceticismo, ficaram boquiabertos, sacudindo a cabeça. Os comentários de Montagnier foram rapidamente adotados pelos homeopatas ansiosos por maior credibilidade.

 

Montagnier disse na semana passada numa conferência, que soluções contendo o DNA de bactérias patogénicas e vírus, incluindo o HIV, "poderiam emitir ondas de rádio de baixa frequência" que, induzido por moléculas de água circundantes se organizam em "Nano estruturas". Estas moléculas de água, ele disse, podem também emitir ondas de rádio.

 

Ele sugeriu que a água pode conter tais propriedades mesmo após as soluções originais serem repetidamente diluídas, ao ponto de até mesmo o DNA original efetivamente tenha desaparecido! Desta forma, sugeriu, a água pode reter a "memória" de substâncias com as quais tinha tido contato… e assim os médicos podem usar as emissões para detetar a doença.

 

Para um leigo pode parecer ténue. Para um cientista é altamente provocativo em sua semelhança com os princípios que sustentam a homeopatia.

 

A base dos medicamentos homeopáticos e da homeopatia regem-se pelo princípio de que uma substância tóxica, tomada em quantidades minuciosas, vai curar os mesmos sintomas que causaria se fosse tomada em grandes quantidades.

Os cientistas rejeitam, alegando que não há nenhuma evidência para mostrar que a água pode reter ou transmitir informações e que nunca foram provados em ensaios clínicos completos tal teoria.

 

 

As reivindicações de Montagnier vêm num momento particularmente sensível, tendo a Associação Médica Britânica (British Medical Association) na semana passada, ligado para o Serviço Nacional de Saúde (National Health Service) ordenando-os que parem de gastar tanto dinheiro com a Homeopatia - (US $7. 2m por ano).

 

A crescente preocupação dos médicos está ligada à crescente popularidade da homeopatia. Os usuários da homeopatia incluem, entre outros, celebridades como a rainha e David Beckham.

 

 

Montagnier foi premiado com o prêmio Nobel em 2008 por pesquisas realizadas na década de 1980 que confirmou a ligação entre o HIV e SIDA. A descoberta abriu o caminho para novos tratamentos que têm prolongado a vida de milhões de pessoas.

 

Na semana passada, Montagnier falava na reunião Lindau Nobel na Alemanha, onde reuniu 60 vencedores do Prêmio Nobel, juntamente com outros 700 cientistas, para discutir os mais recentes avanços na medicina, química e física.

 

Cristal Sumner, da associação britânica de medicamentos homeopáticos, disse que o trabalho de Montagnier deu à homeopatia "um verdadeiro ethos científico".

 

Artigo públicado no jornal Sunday Times - 5 Junho 2015

© 2014 por Spiralis.