Mais de 2 horas de televisão por dia, aumenta o risco de problemas psicológicos nas crianças

Um estudo na Universidade de Bristol, Reino Unido, determinou que as crianças que passam mais de duas horas por dia em frente ao computador ou à televisão, são mais propensas a sofrer de problemas psicológicos que os restantes.

Neste estudo, participaram mais de 1000 crianças com cerca de dez anos de idade, e os autores asseguram que uma exposição limitada a duas horas por dia, é um tempo perfeitamente razoável. Esta foi a conclusão a que chagaram os investigadores ao analisarem o tempo que as crianças passavam em frente ao ecrã assim como a sua saúde psicológica mediante um questionário.

 

Primeiramente, registaram-se as atividades que realizavam, tanto as crianças sedentárias como as que cumpriam uma atividade física moderada durante sete dias consecutivos. O questionário era composto por 20 perguntas que abrangiam cinco temas: dificuldades emocionais, problemas de conduta, hiperatividade ou falta de atenção e os problemas relacionados com os amigos e crianças da sua idade.

 

A equipa comprovou que as crianças que passavam mais horas do dia a ver televisão ou ao computador, tinham um maior risco de sofrer de dificuldades psicológicas, risco este que era maior se houvesse uma completa ausência de atividade física.

 

Comprovaram também que as crianças sedentárias mas que passavam a maior parte do tempo a ler e a fazer as suas tarefas diárias escolares, tiveram melhores resultados nas questões psicológicas em geral. No entanto, contrariamente às perspetivas por parte dos investigadores, as crianças que tinham uma atividade física mais moderada, tinham o melhor comportamento nas áreas psicológicas, como problemas emocionais e com os colegas, tendo no entanto pior desempenho noutras áreas relacionadas com o comportamento, incluindo a hiperatividade.

 

Este estudo mostrou também que crianças que praticam desporto menos de 60 minutos por dia, têm um maior risco de padecer de problemas psicológicos.

© 2014 por Spiralis.