Please reload

Posts Recentes

Porque funciona a Auriculoterapia?

November 15, 2016

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Porque funciona a Auriculoterapia?

November 15, 2016

 

"Se se estimula com calor ou através da inserção de agulhas uma zona do corpo, aumenta-se automaticamente a temperatura na zona reflexa no ponto auricular."

 

 

Segundo alguns profissionais, entre eles o Dr. Nogier, a somatotopia descoberta deveria interpretar-se como uma correspondência com as três folhas embrionárias (ectodermo, mesodermo, endodermo.)

 

Para outros, a somatotopia explica-se através da riqueza da inervação do pavilhão auricular e a sua acção terapêutica baseia-se num sistema de estimulação reflexa. Para compreender como se realiza esta estimulação, compara-se com o denominado Arco Reflexo do Sistema Nervoso involuntário. Por exemplo, quando se sente um forte calor na mão, através da via sensitiva, a informação é transmitida à Medula Espinal e desta, pela via motora, é estimulado por sua vez um grupo de músculos que provocam a deslocação da mão como resposta ao estimulo do calor extremo. A Auriculoterapia provoca uma resposta semelhante na função dos órgãos correspondentes.

 

 

Nos anos 70, o Dr. Cho, médico internista e auriculoterapeuta no Japão e França, desenvolveu a teoria reflexa delta. Esta teoria demonstra que se se estimula com calor ou através da inserção de agulhas durante 10 ou 15 segundos uma zona do corpo, aumenta-se automaticamente a temperatura na zona reflexa no ponto auricular. Igualmente, quando os pontos auriculares são estimulados, a temperatura nas partes correspondentes no corpo também aumenta.

 

Segundo a Medicina Chinesa, a somatotopia explica-se pela conexão através dos meridianos entre o pavilhão auricular e os órgãos internos.

Numa observação atenta, constatou-se que todos os meridianos, seja de maneira direta ou pelas suas ramas secundárias, conectam-se com a orelha. Estes meridianos têm uma relação muito próxima com os órgãos internos e assim a orelha partilha também dessa relação.

 

Fonte: Auriculoterapia de la subsérie Materiales Académicos de Medicina China, en el marco de la Colección de la Fundación Europeoa de MT

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags