Sujidade no fortalecimento do Sistema Imunitário

"Ao querermos sempre tudo limpo, desinfetado e esterilizado, confundimos o nosso sistema imunitário."

As alergias são causadas por uma reação excessiva do sistema imunitário. Convencido de que é atacado por micróbios perigosos, o nosso corpo faz todo o possível para se livrar deles: faz-nos espirrar para limpar os nossos pulmões e vias nasais, produz muco que flui abundantemente pelo nosso nariz, faz-nos chorar para limpar os nossos olhos, causa inflamação levando a erupções na pele e conjuntivite (olhos irritados) para destruir agentes estranhos.

 

Estas reações são causadas por potentes cocktails de histamina, leucotrienos e as prostaglandinas produzidas por células do sistema imunológico (mastócitos) que se encontram nas nossas mucosas e que servem para a detenção de agentes estranhos.

Mas os nossos mastócitos estão errados! Não são atacados por um micróbio perigoso, mas por pólen inocente, pelos de gato ou pó.

Para lutar contra alergias, o nosso corpo tem de aprender a distinguir os corpos estranhos perigosos daqueles que não são.

Só é possivel esta aprendizagem se for muitas vezes confrontado com uma grande variedade de micróbios, e a higiene excessiva priva-o de oportunidades necessárias de o por em prática.

Esta é uma possível razão para o forte aumento das alergias nas sociedades industrializadas. Ao querer sempre tudo limpo, desinfetado e esterilizado, confundimos o nosso sistema imunitário.

 

Em seguida, vem a Primavera e vai anunciar a primeira onda de pólen. Aqui estão algumas descobertas recentes  que o ajudarão a melhor luta contra alergias.

 

A máquina de lavar louça promove alergias

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram recentemente que as crianças criadas em lares sem máquinas de lavar louça têm duas vezes menos alergias do que outros, sendo muito menos propensos a eczema, asma e febre dos fenos.

 

Isto pode ser devido ao facto de a máquina de lavar louça ser aquecida a temperaturas muito altas, mais elevadas do que o que pode suportar se os lavasse à mão.

Os utensílios de cozinha que saírem do lava-louças estão amplamente esterilizados e as pessoas que comem com esses utensílios são menos expostos a bactérias e outros antígenos (substâncias estranhas que causam uma resposta imune). A maioria dos micróbios foram eliminados.

O seu sistema imunológico é menos solicitado e perde precisão, levando-o a errar mais vezes, reagindo quando não é necessário provocando o que chamamos de alergias.

Outras coisas "sujas" que podem ser boas para a saúde

A nossa sociedade é obcecada com a limpeza, especialmente para as crianças. Mas tem-se constatado que o contato com a natureza, com as coisas naturais consideradas sujas, é bom e provavelmente até mesmo essencial para manter o corpo em bom estado de funcionamento. Um bioquímico da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, por brincadeira, incentivou as crianças a comerem macacos, dizendo que estes são doces. Ao fazer isso, ele diz que as crianças introduzem patógenos nos seus corpos estimulando assim o seu sistema imunitário e reforçando as suas defesas naturais.

 

E existem outros fatores associados a uma diminuição de alergias como o contacto com animais de estimação, brincadeiras ao ar livre em contacto com a terra e plantas, comer às refeições com as mãos, dormir com peluches (que contém ácaros)...

 

Os ácaros são um dos alérgenos mais comuns. Eles desencadeiam frequentemente sintomas de asma mas o contato regular com os mesmos reduz a incidência de alergias em 63% nas crianças de alto risco, cujos pais são alérgicos.

 

A conclusão é clara: o ambiente é um fator importante de alergia. Uma criança que cresce numa casa muito limpa e afastada da natureza, sofrerá de uma falta de estimulação do sistema imunitário.

 

Bebés que comem amendoins, têm menos risco de alergia ao amendoim.

Note-se que amendoim inteiro deve ser evitado nas crianças (risco de asfixia). O ideal é dar às crianças a manteiga de amendoim (amendoim) em pequenas quantidades.

 

Finalmente, se você é um dos milhões de pessoas que sofrem de alergias, note que pode fazer muitas coisas sem ir para os bolsos da indústria farmacêutica.

Comer alimentos saudáveis, biológicos, otimizar os níveis de vitamina D, corrigir o omega 3 e 6, e assim providenciará ao seu sistema imunitário a base certa para a natural autorregulação. Faça um ajuste no seu prato e da sua família com Naturopatia para otimizar a vossa saúde e melhorar o seu sistema imunitário.

 

© 2014 por Spiralis.