Terapia Bowen

1/6

A Terapia Bowen é uma técnica Australiana (desenvolvida pelo sr. Tom Bowen) de libertação fascial e muscular, composta por movimentos precisos e suaves em músculos, tendões e ligamentos específicos, com o objetivo de melhorar o fluxo sanguíneo, linfático e energético corporal.

 

São movimentos aplicados em sequências precisas que criam uma autocorreção estrutural que promovem o equilíbrio global do corpo em diversas condições como as abaixo descritas:

 

 

  • Dor Lombar, Torácica ou Cervical

 

  • Dor no Pescoço ou Torcicolo

 

  • Dores ou problemas nos ombros e braços

 

  • Ciática

 

  • Problemas Articulares

 

  • Problemas Linfáticos

 

  • Fibromialgia, entre muitas outras

 

Terapia alternativa australiana é aprovada no sistema hospitalar público de Hong Kong

Numa altura em que a Australiana terapia alternativa Bowen está sob cerco apertado, ao ponto de serem descartados por várias terapias e grupos médicos conservadores, condenando o ensino desta terapia de nível Universitário, ser oficialmente aceite por um sistema de hospital público em Hong Kong torna-se num verdadeiro estímulo à terapia!

Terapia de Bowen, com base no trabalho do terapeuta manual de Geelong Tom Bowen (1916-82), tem sido utilizada informalmente por terapeutas ocupacionais (TO) em Hong Kong há alguns anos, mas agora é oficialmente listada como referência por médicos e especialistas dentro do sistema do hospital público de Hong Kong.

 

O Comité Central de Organização (COC), autoridade de Hospital de Hong Kong responsável por decidir em que terapias estão disponíveis para 7,08 milhões de habitantes em Hong Kong, decidiu que o Terapeuta que tenham terminado com sucesso a formação com a escola Internacional de terapia Bowen (International School of Bowen Therapy - ISBT) poderia tratar pacientes dentro do sistema hospitalar.

A Diretora da Escola Internacional de terapia Bowen, Lisa Black, disse que o COC tinha aprovado o trabalho do ISBT, com base no peso do sucesso que a terapia alcançou com uma ampla variedade de problemas físicos.

 

"O impacto dos terapeutas no sistema do hospital em Hong Kong por terem usando terapia Bowen ISBT de forma não oficial não passou despercebido pelo COC. Até agora temos treinado mais de 120 terapeutas e estão outros 32 atualmente em formação. O aumento nas solicitações de pacientes para a terapia de Bowen também tem sido um fator importante na aceitação do nosso trabalho,"  disse a sra. Black.

Os cursos do ISBT para Terapeutas têm sido coordenados pela Associação de terapeutas ocupacionais de Hong Kong.

 

"Inicialmente alguns terapeutas fizeram nosso curso há seis anos atrás. As suas experiências com o trabalho inspiraram uma lista crescente de seus colegas a participar e a partir daí, envolveu-se a HKOTA. Estas são pessoas apaixonadas, cujo objetivo é ajudar as pessoas o mais eficiente e convenientemente quanto possível. Eles trabalham dentro de prazos muito rigorosos e muitas vezes em condições que nós não consideraríamos como sendo ideais, mas eles têm obtido os resultados que eles, e acima de tudo, os pacientes querem."

A sra. Lisa Black disse ainda que o que ela acreditava ser o maior estudo oficial já conduzido numa terapia manual está atualmente em andamento nos hospitais de Hong Kong.

 

"O estudo sobre os resultados do nosso trabalho na adhesive capsulitis (ombro congelado), aprovado pelo Comitê de ética da autoridade Hospitalar, está sendo conduzido ao longo de um período de 18 meses com um mínimo de 60 pacientes. Quatro hospitais estão envolvidos."

 

A sra. Black disse que nenhum financiamento externo estava envolvido no estudo. "O entusiasmo dos terapeutas proporciona o estudo".

Ela disse que se tratava de um momento emocionante para a terapia australiana. "Quando começámos o ensino em Hong Kong achámos que a grande comunidade de ex-pat seria nosso grupo principal devido a tradicional aceitação de terapias chinesas pela população local; Afinal, a medicina chinesa, incluindo técnicas manuais e acupuntura, estiveram ao redor por milhares de anos. Mas o entusiasmo pelo nosso trabalho por parte da comunidade chinesa tem sido maravilhoso. Os terapeutas vêm uma técnica manual suave que completa os seus trabalhos de reabilitação e abraçaram a terapia com paixão."

 

O que originou, inicialmente, o uso de 'não oficial' e por sua vez a aceitação da terapia Bowen no sistema do hospital tem sido, disse Lisa Black, porque os terapeutas colegas dos alunos (incluindo médicos e enfermeiros) tinham problemas. "Muitos tinham pequenas mazelas, como dores no pescoço ou problemas de joelhos e alguns com problemas físicos mais profundos. Resolver esses problemas com as pessoas na linha da frente da saúde no sistema foi o primeiro passo para a aceitação do trabalho. Explicando o que eles estavam encontrando com as avaliações e, em seguida, o que estavam fazendo com a terapia de Bowen foi o ponto de partida."

 

ISBT ensina também, na Europa e América do Sul, pioneiros na utilização do trabalho em muitas áreas. A sra. Lisa Black e seu co-diretor e historiador de Bowen, Col Murray usam Portugal como sua base.

© 2014 por Spiralis.